Bem-vindo, visitante
1 - Fazer Resumos
Fazer resumos é de longe a melhor maneira de gravar o conteúdo, pois você recebe a informação e é obrigado a processar essa informação no cérebro para elaborar uma simplificação dessa informação. Dessa forma você compreende primeiro, gera o conhecimento sobre o assunto e repassa isso para outro meio.
OBS.: Os resumos podem ficam ainda mais eficientes se feitos como mapas mentais. Mapas mentais são, basicamente, resumos em formato de diagramas com desenhos e informações ligadas em tópicos.
2 - Fazer Simulados
Testar o cérebro é sem dúvida a segunda melhor forma de fixar o conteúdo, intercale exercícios sempre que estiver estudando e seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Então ele vai deixá-las em um lugar fácil de serem acessadas, ou seja, você vai se lembrar do que estudou com mais facilidade.
3 - Auto Explicação
A auto explicação é a ação de tirar o cérebro da inércia da leitura e fazê-lo processar as informações estudadas e transformá-las em conhecimento.
Basicamente consiste em explicar pra você mesmo em voz alta aquilo que você acabou de entender, não é ler em voz alta, é explicar o que acabou de entender, como se tivesse explicando para outra pessoa.
4 - Acrônimos
Acrônimos são siglas que você inventa para gravar assuntos que não exigem apenas entendimento do assunto, mas também uma decoreba básica, por exemplo: LIMPE
5 - Associações e Vínculos
Fazer associações e vínculos também é útil para decorar listas, números e assuntos com muitos detalhes que são necessários serem decorados.
Essas são as melhores técnicas para fixar o conteúdo na memória, utilize-as e tenha muito sucesso, mas não esqueça das regras básicas de concentração que são fundamentais para que essas técnicas tenham efeito.
6 - A técnica de Interrogação Elaborativa
Consiste em criar explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto são verdadeiros. O estudante devem concentrar-se em perguntas do tipo Por quê? em vez de o quê?
7 - Estudo Intercalado
É o que chamamos de rotação de matérias.
OBS.: Outras Técnicas de estudo, como: grifar, visualizar imagens para apreensão de textos e reler conteúdos.
A auto avaliação é uma forma muito positiva de se conhecer e saber qual a sua melhor forma de estudar. Manter intervalos entre os ciclos de estudos, uma boa alimentação e descanso são essenciais para que o conhecimento seja processado em seu cérebro.
-Exercícios de alongamento e exercícios de respiração ajudam a diminuir o estresse.
-Conheça a banca que prepara as provas de concursos públicos que você vai prestar.
-Estudar entre 50 a 80 minutos e descansar entre 10 a 15 minutos.
-Prepare-se com antecedência para o dia da prova.
-Faça resumos, leia com atenção e não com rapidez. Seja confiante e acredite que você é capaz de passar no concurso que escolheu.
A ferramenta ideal para complementar o seu estudo teórico é resolver questões de concursos anteriores. A maneira mais fácil de realizar testes é utilizando sistemas específicos para isso, como por exemplo o site Questões de Concursos.